sexta-feira, 1 de julho de 2011

atividades da unidade 01TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS Á INCLUSÃO DIGITAL





                                   Atividades de introdução educação digital
 PG 42
1ª Como garantir a continuidade de sociedades democráticas e  participativas?

Resposta:
*Descentralização:A administração, as decisões devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.
*Participação:Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão = professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.
*Transparência:qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.
*A gestão Democrática é formada para alguns componentes básicos: Constituição do Conselho escolar;Elaboração do Projeto Politico Pedagógico de maneira coletiva e participativa;definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparecia na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes,estudantes,equipe técnica;eleição direta para diretor(a)

2ªComo garantir o acesso a informação para todos e evitar o aumento das formas de controle e vigilância da mesma?

Resposta:
Ainda que a Constituição Federal brasileira esteja em consonância com o artigo 19 da declaração Universal dos Direitos humanos, ao estabelecer o acessoa informação publica como um direito, vale ressaltar que a falta de regulamentação infracional do tema, na pratica, inviabiliza o real acesso aos cidadãos e cidadãs a informação produzidas pelo os direitos públicos.

3ªComo conseguir eficiência econômica e evitar o desemprego em massa e mais concentração de renda?

Resposta:
A questão de desenvolvimento econômico passa de imediato pelo aspecto de eficiência econômica, e até mesmo pela eficiência técnica, quando se coloca que sem eficiência jamais se terá desenvolvimento econômico e social, com tudo , desenvolvimento não significa crescimento da economia.

4ªComo conseguir segurança publica e evitar a instalação do terror?

Resposta:
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo- se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, nos termos seguintes...”[grifo nosso.]. Ela, a segurança, pode ser expressa de varias formas, inclusive como segurança jurídica nas relações entre as pessoas ou entre estas e o Estado. Mas , interessa pontuar o direito ao acesso a segurança pública e pessoal, no sentido de tornar incólume tanto a integridade física e psíquica das pessoas, como também a sua integridade patrimonial.

5ªFace as diferenças que se acirram, como conseguir uma saciedade com respeito mútuo, com justiça distributiva e sem invasão da privacidade ou massificação?
Resposta:
Hoje em dia vive-se uma tremenda contenda entre os seres humanos, entre as diversas classes sociais, em todos os sentidos, e em todos os lugares, tais como:nas escolas, nas ruas, no trabalho, como a vizinhança, no próprio lar entre os pais, pais e filhos, irmãos entre si, tios entre si e entre os demais. Enfim, falta respeito entre as pessoas, animais,e até mesmo vegetais, alguem pode perguntar, porque nos vegetais?O bem também existe entre eles que não conhecem como se  precisa
; entretanto aqui está se colocando pelo lado do ser de ser pensante sobre os vegetais, com as derrubadas das matas, e o uso dos tóxicos que maltratam estas que não aguentam tal coisa. Neste sentido, é que , se vê o ecossistema definhar a cada dia, dando que o homem não sabe dosar os dispositivos de seu trabalho para o equilíbrio de todos.No contexto familiar, os pais tem o objetivo de proporcionar as primeiras lições de vida, os primeiros ensinamentos de comportamentos, de relacionamento de uns para com os outro, e é nesta hora, que entra a educação domestica, para que o respeito mutuo seja posto em pratica , caso contrario, o que se vê com constância é o desrespeito mututos ensinamentos do lar  transferem-se as ruas , suguem as delinquências sociais, e aparece a patologia, própria de um sistema desigual, de desiquilíbrio, e desrespeito pondo em pratica, índoles de vidas passadas com muita força e descontrole. Os insultos de ruas, uns contra os demais é uma prova dos desrespeitos que existem entre as pessoas que não compreendem o caminho do amor, o entendimento da felicidade, e o sentir os graus de evolução de todos os seres viventes.

                      ATIVIDADE DA PAGINA 49
Na escola, onde trabalho tem um laboratório. Este é usado por alunos e funcionários da escola. Tem duas monitoras que orienta os alunos e funcionários a um curso básico do Linux.
  Usa- se quem quizer para fazer o curso básico não é obrigado. Tem controle de quem faz o curso e tem um dia na semana que usam para pesquisa.
 Todos os dias devem ter um horário para os professores usarem o laboratório com seus alunos.
Acredito que esse programa é muito bom, pois deicha nossos filhos mais bem informado na ária das tecnologias e assim eles podem ser sim mais críticos, criativos e cuidantes.

Um comentário: